top of page

Como o Ano Novo Chinês afeta as importações?

Atualizado: 24 de mai. de 2021



Diferentemente da tradição ocidental, diversos países do oriente possuem um calendário diferente para celebrar a virada do ano. Na China, as organizações e planejamento para o feriado do Ano Novo se iniciam no próximo dia 25 de janeiro e duram até o dia 19 de fevereiro, quando feriado é encerrado oficialmente.


Seguindo os costumes, a passagem ocorre no primeiro dia em que a lua está na fase nova. Em 2021 o Ano Novo Chinês é celebrado dia 12 de fevereiro e será o ano do boi. Segundo a astrologia, significa que o ano será de trabalho, superação, dedicação e sucesso dos projetos.


Mas como o Ano Novo Chinês interfere nas atividades de importação?


Por conta desta celebração, todas as atividades do país são paralisadas e o Comex é uma das áreas que mais necessitam de organização para que todas as encomendas de importação sejam realizadas com sucesso no período inicial do ano.


Com tantos significados e uma tradição que já ultrapassa os 2 mil anos, a celebração que marca o início de um novo calendário na China é muito levada a sério por todos. Por conta disso, todas as atividades do país são completamente paralisadas. Por esta razão, os períodos de folgas podem durar até 15 dias em alguns casos.


Por conta desta pausa, o fluxo da importação pode sofrer atrasos: eles chegam a durar 45 dias, afetando temporariamente o ritmo das atividades que vão desde a encomenda até o embarque da carga.


Além disso, é nesta época do ano que os armadores costumam aproveitar e promover os “blank sailings”, período em que há o cancelamento da viagem do navio, ocasionando uma diminuição da oferta e, consequentemente, gerando inflação dos valores do frete.


Após o feriado de Ano Novo Chinês, os fornecedores ajustam os valores dos produtos conforme todo reajuste anual, que é consequência de aumento de valor de matéria prima e conversão de RMB frente ao dólar.


Em situações de 'Feliz Ano Novo Chinês', o planejamento é a chave do negócio


Quem entende e trabalha com este tipo de negociação já está ciente: todo planejamento para que as operações aconteçam dentro dos conformes no período do Ano Novo Chinês, é mais que necessário.


O ideal é que todos os pedidos programados para esta época sejam antecipados. Desta forma, é importante buscar, durante a negociação, agentes de carga que não realizam interrupções das movimentações.


Para evitar qualquer situação que fuja do esperado e os preços subam para além do esperado, é interessante começar as negociações com armadores e transportadores já no fim do ano. Assim, fica mais fácil conseguir um custo mais baixo para os fretes.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page